terça-feira, maio 30, 2006

O aplauso

O agradecimento

Pega - IV

Pega - III

Pega - II

Feira de Maio


Como já se previa, a Feira de Maio foi para o fraquito!
A começar na Comissão de Festas que foi nomeada a 2 semanas da Festa, continuando no programa... (o desenho da capa de quem era? Do Picasso?), nos espectáculos...a acabar na oferta da viagem ao paraíso do Jardim...
Apesr de haver menos gente na rua, coo era de prever, a imperial esgotou, logo, para muitos, a Feira foi um exito.
Huummmm, que pronúncio para Setembro...

A pega - I

(Continua...)

O Incitamento-III

O Incitamento-II

O incitamento-I

O brinde

Na abertura da Corrida

A caminho da Praça

Tarde de toiros na Moita

Tarde quentissíma na Moita.
Praça a 1/4 da lotação. Avizinham-se maus tempos para o empresário... (na 5ª feira passada o Campo Pequeno esgotou, assim como na outra 5ª, dia de inauguração).
Não fora a CMM comprar uns bilhetinhos e aquilo era um deserto.
Nada de especial, a não ser a passagem de testemunho na chefia do grupo de forcados. Impressionantes pegas. Apesar da Festa e da alegria, a vida é dura para um forcado Tetarei exemplificar nos post seguintes.

Portucowlia

Azulejaria guerreiro


Recebido do Luis Guerreiro

Caros Amigos, o Escudo, Boletim Informativo da Azulejaria Artística Guerreiro, está numa nova fase, a sua terceira mutação desde 1998, quando apresentei a minha primeira página na Internet, com esse título, sobre o trabalho produzido na AAG.
A partir do nº2 do Escudo, em 2001, o endereço da URL, passa a ser este que ainda hoje se mantém: http://escudo.paginas.sapo.pt/ e muitos de vós têm como Link nos vossos Blogs.

sexta-feira, maio 26, 2006

Cruel dilema x2



Sábado à tarde estou metido num cruel dilema...trilema...quatrilema!

Quase à mesma hora temos oferta de diversos espectáculos em simultâneo, e todos imperdiveis.

16h00 - 3º Bolsin Taurino da Moita, na Praça de Toiros

17h00 - Encontro de Bandas Filarmónicas, actuação da Banda do Vimeiro, na Prçaa da República em Alhos Vedros

18h00 - Largada de toiros na Av. Teófilo Braga, na Moita

18h00 - Animação de rua "GIRAFAS", na Praça da República, na Moita

E também o ESPAÇO DECOR, no Pavilhão das Vacas e as imperiais no Espaço dos Aficionados, Tertúlias, Peñas e Clubes Taurinos.

Vai ser um correrio. Lá tenho que requisitar o mercedes e o chauffeur. O que vale é que ainda mantenho o bronzeado apanhado no último fim de semana na Costa da Caparica...

Programa toirino


Para conhecimento dos afficionados!

Cowboi



Não é só Lisboa que tem a sua CowParade. A Moita também tem! Este boi está espalhado por todas as paredes.

quarta-feira, maio 24, 2006

Cowpassion

terça-feira, maio 23, 2006

Música clássica ''invade'' Biblioteca da Moita


As sonoridades clássicas vão voltar a invadir a Biblioteca Municipal Bento de Jesus Caraça, na Moita, a 25 de Maio, pelas 21:00h, em mais uma edição do ''Clássica às Quintas'', desta vez com Grupo Coral Allius Vetus da Sociedade Filarmónica Recreio e União Alhosvedrense ''A Velhinha'' como protagonista.
O Grupo Coral Allius Vetus foi criado, em 1987, pela SFRUA, com o apoio da Junta de Freguesia de Alhos Vedros. Projecto inovador, o Allius Vetus foi, progressivamente, colhendo a admiração da população de Alhos Vedros, tornando-se mesmo um dos emblemas culturais da terra.
O reportório do Allius Vetus é vasto, abrangendo espirituais negros, música sacra, composição de Fernando Lopes Graça, época medieval, renascença e música popular portuguesa.
O preço dos bilhetes é de 2 euros.
Câmara Municipal da Moita - Noticia de 2006-05-22
http://www.cm-moita.pt/cmm/noticias/artigo.php?n_id=835

Portucow


Em dia de início do Campeonato Mundial de Sub-21, aqui fica a minha homenagem. Força Portugal!

Vacamões

domingo, maio 21, 2006

Revista Moita T...

Pois que estava muita gente, sim senhor, e que estava animado, também.
Que me dizem ter sido um exito, claro, às 22.10 h da noite já não havia revistas para distribuir (prometeram arranjar-me 2 exemplares).
Que estava a oposição à Oposição, também estava, à mistura com alguns tipos da situação, também.
Múmias, que se pensava estarem já bem desfeitas, também havia.
Ah, ex-1º secretário da Assembleia Municipal, lá estava.
Historiador, sociólogo, forcado, moço das bandarilhas, à mistura com olés e palmas e sevilhanas e cerveja e suor.
Já cheira a Feira de Maio da Moita, este ano com um programa bem fracote. A exemplo da recém-nomeada Comissão de Frestas.

sábado, maio 20, 2006

2ª Biofesta-2006 em ALHOS VEDROS



Como se pode ver pela foto, a BIOFESTA 2006 decorreu em Alhos Vedros.

Vacabarcelos

Hoje demanhã, dei uma volta por Lisboa, para ver as vacas.
Imensas, 5 na Rua Augusta, 5 na Rua do Carmo, 5 no Rossio, 5 nos Restauradores, 5 na Praça da Figueira. Engraçado, esqueceram-se de colocar vacas no Intendente...
...
...
...
(Que humor tão baixo. É o resultado do que me comentaram hoje na Biofesta)

Biofesta em ALHOS VEDROS


Revista Moita Tauromaquia


Também na Moita, o assunto está na ordem do dia. Para que ninguém diga que não sabia, aqui está o convite. Eu vou lá estar, para fazer a reportagem.

Desaparecimento de vaca da COWPARADE


Continua o drama, estou deveras preocupado...
Cinco dias após as vacas da Cowparade terem sido espalhadas por toda a cidade de Lisboa, já houve uma baixa na exposição está desaparecida desde anteontem de madrugada a vaca Cowpyright - da autoria de Paulo Macedo -, que estava colocado junto à praça de touros do Campo Pequeno. Ou seja, alguém gostou tanto do bovino azul, que arranjou forma de, discretamente, levar os mais de 400 quilos (65 da vaca, mais 350 da base em cimento) sem que, aparentemente, ninguém desconfiasse. Agora, das 101 vacas pintadas que existiam, ficaram 100. "Já foi apresentada queixa na esquadra da PSP do Campo Pequeno", disse, ao JN, fonte da organização. "Agora aguardamos que a Polícia diga alguma coisa sobre o paradeiro da vaca".Ao que tudo indica, ninguém se apercebeu do acto de roubo em si. "A organização recebeu telefonemas de cidadãos a avisar do desaparecimento, mas ninguém viu nada, só que a vaca não estava no sítio", disse a mesma fonte, que deixa um apelo "Uma vez que a população está tão envolvida no projecto, se souberem de algo, avisem".E, prevendo possíveis actos de vandalismo que as outras peças de arte urbana possam sofrer, será inaugurado, no final do mês, um hospital para tratar das mazelas dos bichos.
Mónica Costa
Jornal de Noticias de 19/05

Campo pequeno


Quinta-feira à tarde

A vaca azul foi vista a ser rapada




Numa semana dominada pelos toiros, vacas e afins, a noticia de 5ª feira, propalada pelo jornal METRO era a do desaparecimento da vaca azul. Tenho um palpite que ela fugiu para a lezíria...
E ainda por cima nas barbas da polícia...

domingo, maio 14, 2006

Alhos Vedros, Ceuta À vista!


Parece que o colóquio organizado em Março passado pelos Amigos da Listória Local, já começa a dar frutos. Pelo menos, a ideia anterior saiu fortalecida e criou pernas para andar.
O projecto é ambicioso, será que chegará a bom porto?
Fazemos figas!

alhosvedros-medieval.blogspot.com

Vem aí a BIOFESTA


É já no próximo sábado, dia 20 que se realiza a BIOFESTA, na Praça da República, em Alhos Vedros. Assim que tivermos conhecimento do programa, publicaremos.

Passeio de Maio: Pré-História e a nova ETAR





Transcrevemos convite recebido:

Caros Amigos

Venho anunciar-vos a próxima actividade mensal dos Amigos da História Local, no dia 21 de Maio.
Ultimamente temos pensado em debruçar-nos um pouco mais sobre a Pré-História.
A oportunidade concretizou-se melhor, agora que está a decorrer a consulta pública sobre a nova Estação de Tratamento de Águas Residuais da Moita e Barreiro, uma obra grande e bastante necessária.
A localização futura mais provável será o local onde agora se encontra o aterro de fosfogesso da Quimiparque, isto é, muito perto da Ponta da Passadeira, onde existem vários registos da Pré-história. Portanto, será bom irmos ver in loco, com a orientação e explicações do investigador António Gonzalez. Este passeio envolve uma boa dose de caminhada ao longo da zona ribeirinha. O ponto de encontro será no Coreto do Parque José Afonso, ao pé do restaurante O Rio, na Baixa da Banheira, dia 21, Domingo, pelas 10:00h. Aí teremos um "briefing" sobre os registos pré-históricos no Concelho e depois partiremos pelo Parque, junto à borda de água e continuaremos pela zona palafítica, até alcançar os limites da área industrial. Chegaremos então à "montanha lunar" (que até já foi aproveitada para filmagens) e continuaremos até alcançar as ditas estações arqueológicas e também aquele que será provavelmente o local da obra. Tragam os amigos e família e não se esqueçam de levar calçado confortável, chapéus e água!
Aproveito para enviar-vos algumas fotos do passeio e colóquio de Abril, enviadas pelo Luis Guerreiro e Vítor Cabral.

Paula Silva
Amigos da História Local
Portugalmailto:mailto:amigoshistoria@gmail.com

terça-feira, maio 09, 2006

Autarcas itinerantes atendem munícipes


Também visto no Jornal de Notícias de 6/Maio, contudo esta notícia já não é inocente. Depois de lermos o texto, a conclusão óbvia é a seguinte:
Para quê sessões públicas de Câmara às 17 horas ou às 21horas , ou outras que tais, se temos aqui à mão, às 15 horas da tarde, alguém que nos atende.

"É uma iniciativa de louvar porque muitas pessoas não têm tempo para colocar os seus problemas nas sessões públicas", dizia Luís Ferreira, ontem, à saída de mais uma sessão de atendimento descentralizado que a Câmara da Moita está a promover, às sextas-feiras, junto dos habitantes das seis freguesias do concelho.

Este munícipe - que vive no Bairro da Cortajeira, em Alhos Vedros - já havia contactado a junta de freguesia e a câmara, por outros meios, para denunciar alguns problemas relacionados com uma nova urbanização construída na zona onde reside. "As estradas não estão asfaltadas, existem árvores mal colocadas e há uma má drenagem das águas pluviais para a vala real", revelou. Luís Ferreira apresentou a situação ao vereador de "serviço", Miguel Canudo, do pelouro das Obras Municipais, e, no final, revelou-se satisfeito com o atendimento. "Agora a autarquia está mais sensibilizada para este problema".

Mais sorte teve Manuel Sousa, que soube da iniciativa através de um panfleto afixado na junta. "Há muito que precisava de expor uma ilegalidade. Construíram uma parede em tijolo por cima do muro da minha casa", explicou ao JN.

O atendimento descentralizado arrancou, na Moita, em finais de 2003 e a adesão tem sido crescente. Alhos Vedros, Baixa da Banheira e Vale da Amoreira são as freguesias onde a população mais participa. No entanto, são os atendimentos protagonizados pelo presidente, João Lobo, que registam mais afluência.

Luis Geirinhas

http://jn.sapo.pt/2006/05/06/sul/autarcas_itinerantes_atendem_municip.html

Novo picadeiro contribui para recuperar 26 crianças


Visto no Jornal de Notícias de 6/Maio

Cooperativa de Educação e Reabilitação de Crianças Inadaptadas de Moita e Barreiro (CERCIMB) cumpriu recentemente um velho sonho, ao inaugura um novo espaço - junto à Quinta Fonte da Prata (Alhos Vedros) - destinado à equitação terapêutica e hipoterapia.
O picadeiro, construído com a ajuda da Câmara Municipal da Moita, veio dar resposta a uma velha ambição dos responsáveis pela fundação, que, desde há sete anos, eram obrigados a desenvolver estas actividades de apoio às crianças fora de portas.
Face aos encargos financeiros resultantes desta opção, a direcção da CERCIMB decidiu dar um passo arrojado e lançou-se na aventura de construir o seu próprio picadeiro, reduzindo assim os custos nas deslocações dos terapeutas e dos utentes.

Duas éguas para 26 alunos
Actualmente, a cooperativa dispõe de duas éguas para um total de 26 alunos, também oriundos do centro de Actividades de Tempos Livres do Lavradio, no vizinho concelho do Barreiro.Com a construção do seu próprio picadeiro, o projecto reúne agora todas as condições para a prática da hipoterapia, cujos benefícios - através do movimento do cavalo a passo - para o estímulo do sistema motor das crianças são de grande importância.
Junto ao novo picadeiro foram criadas uma casa de banho adaptada para os utentes, uma área de descanso, bem como estábulos e arrecadações onde são guardados materiais e rações.
Vasco Folque, técnico de reabilitação ao serviço da instituição, considera agora necessária a construção de uma cobertura, na medida em que o mau tempo condiciona um pouco o trabalho dos técnicos. Ainda assim, em dias de chuva, os alunos "podem sempre entreter-se com os cavalos nos estábulos, mas devidamente acompanhados", explica.
A terapia, segundo este responsável, é conduzida por profissionais de saúde com animais que são treinados para o efeito. "O projecto intervém junto de pessoas com distúrbios motores, mentais e desadaptação social, mas também possui uma forte componente pedagógica e psicológica, sobretudo no que diz respeito à equitação terapêutica", explicou ao JN.

Luis Geirinhas

http://jn.sapo.pt/2006/05/06/sul/novo_picadeiro_contribui_para_recupe.html

segunda-feira, maio 08, 2006

A caminho de Fátima


Vi-os ao longo da estrada, junto à Quinta dos Machados, cerca do meio-dia. Não dei atenção.
Voltei a vê-los, pela 1h da tarde no Largo Conde Ferreira. Uns almoçavam, outros descansavam, outros ainda conversavam ou tratavam dos pés.
Pelas inscrições nos coletes fluorescentes pude ler: Peregrinos de Fernão Ferro.
Percebi o óbvio: íam a caminho de Fátima.
Pensei: todos os anos nesta altura, digo para mim próprio que ainda hei-de ir a Fátima a pé em peregrinação. Todos os anos fica a vontade.
Estes, tiveram coragem e meteram-se a caminho.

Aqui fica uma foto, copiada de "O Banheirense"

terça-feira, maio 02, 2006

Blogfera duplica de 6 em 6 meses

Segundo informação da MARKTEST

http://www.marktest.com/wap/a/n/id~aa6.aspx

Uma análise da Technorati afirma que o número de blogs existentes duplica de seis em seis meses. Esta firma, que monitoriza cerca de 35,3 milhões de blogs, mostra como este segmento da rede continua a crescer a um ritmo surpreendente, duplicando a cada seis meses. Esta dinâmica significa que a blogosfera é, hoje, 60 vezes maior do que em 2003.
Segundo a empresa, há mais de 75,000 novos blogs por dia, o que significa que a cada segundo que passa um novo blog está a ser criado. Os bloggers actualizam regularmente os seus sites (3,9 milhões, pelo menos semanalmente), contando-se cerca de 700,000 posts diários, ou mais de 29,000 actualizações por hora.
A blogosfera reage a fenómenos e eventos mundais, nomeadamente às notícias de lançamentos tecnológicos, como o demonstra o gráfico seguinte. O número de posts registados logo após o lançamento do iPod Video ou do Intel Macintosh chegaram mesmo a superar os observados na final da Superbowl ou no discurso do estado da União (EUA) em 2006.

segunda-feira, maio 01, 2006

A anedota da semana