terça-feira, maio 09, 2006

Novo picadeiro contribui para recuperar 26 crianças


Visto no Jornal de Notícias de 6/Maio

Cooperativa de Educação e Reabilitação de Crianças Inadaptadas de Moita e Barreiro (CERCIMB) cumpriu recentemente um velho sonho, ao inaugura um novo espaço - junto à Quinta Fonte da Prata (Alhos Vedros) - destinado à equitação terapêutica e hipoterapia.
O picadeiro, construído com a ajuda da Câmara Municipal da Moita, veio dar resposta a uma velha ambição dos responsáveis pela fundação, que, desde há sete anos, eram obrigados a desenvolver estas actividades de apoio às crianças fora de portas.
Face aos encargos financeiros resultantes desta opção, a direcção da CERCIMB decidiu dar um passo arrojado e lançou-se na aventura de construir o seu próprio picadeiro, reduzindo assim os custos nas deslocações dos terapeutas e dos utentes.

Duas éguas para 26 alunos
Actualmente, a cooperativa dispõe de duas éguas para um total de 26 alunos, também oriundos do centro de Actividades de Tempos Livres do Lavradio, no vizinho concelho do Barreiro.Com a construção do seu próprio picadeiro, o projecto reúne agora todas as condições para a prática da hipoterapia, cujos benefícios - através do movimento do cavalo a passo - para o estímulo do sistema motor das crianças são de grande importância.
Junto ao novo picadeiro foram criadas uma casa de banho adaptada para os utentes, uma área de descanso, bem como estábulos e arrecadações onde são guardados materiais e rações.
Vasco Folque, técnico de reabilitação ao serviço da instituição, considera agora necessária a construção de uma cobertura, na medida em que o mau tempo condiciona um pouco o trabalho dos técnicos. Ainda assim, em dias de chuva, os alunos "podem sempre entreter-se com os cavalos nos estábulos, mas devidamente acompanhados", explica.
A terapia, segundo este responsável, é conduzida por profissionais de saúde com animais que são treinados para o efeito. "O projecto intervém junto de pessoas com distúrbios motores, mentais e desadaptação social, mas também possui uma forte componente pedagógica e psicológica, sobretudo no que diz respeito à equitação terapêutica", explicou ao JN.

Luis Geirinhas

http://jn.sapo.pt/2006/05/06/sul/novo_picadeiro_contribui_para_recupe.html