sábado, abril 29, 2006

Museu do Azulejo

Museu do Azulejo,
Rua da Madre de Deus, 4, Lisboa
Entrada: 3 €
Vale a pena uma visita.
Aproveitem o fim de semana. Visitem o Parque das Nações, o Salão do automóvel, o Casino de Lisboa...

sexta-feira, abril 28, 2006

Faltam 27 dias...

A acompanhar...



Se se mantiver a programação ao longo do ano, aqui está uma iniciativa com interesse!

Pelo menos o início foi bom. Agrupamento com futuro, composto por artistas jovens, alguns deles já com curriculum interessante, e até naturais e residentes do concelho da Moita.

Preço - 2 €, nada contra. Quem tiver gosto, tanto vai a pagar ou de graça.
Quanto ao horário, e pensando na aderência do público...já teremos algumas dúvidas.

Em Inglaterra, e noutros países europeus, existe a prática de concertos ao ar livre, nos fins de semana.
Porque não?
A recolha do som é complicada, mas...

Estudo de Impacte Ambiental da ETAR Barreiro/Moita em consulta pública

Com algum atraso relativamente à Câmara do Barreiro, a CMM divulga a partir de 27/04 a seguinte notícia:

Até ao dia 12 de Junho, está disponível para Consulta Pública o Estudo de Impacte Ambiental, incluindo o Resumo Não Técnico, da ETAR – Estação de Tratamento de Águas Residuais do Barreiro e Moita.
O Estudo do Impacte Ambiental da ETAR Barreiro/Moita pode ser consultado no Departamento de Ambiente e Serviços Urbanos da Câmara Municipal da Moita, na Quinta do Matão, na Moita. O Resumo Não Técnico pode ser consultado na Junta de Freguesia da Baixa da Banheira, no horário normal de expediente, e na Internet em www.iambiente.pt.
Segundo o Instituto do Ambiente, Autoridade de Avaliação de Impacte Ambiental, no âmbito do processo de Consulta Pública, serão consideradas e apreciadas todas as opiniões e sugestões apresentadas por escrito, desde que relacionadas especificamente com o projecto em avaliação. Essas exposições deverão ser dirigidas ao Presidente do Instituto do Ambiente, até à data do termo da Consulta Pública (12 de Junho).
O licenciamento (ou a autorização) do projecto só poderá ser concedido após Declaração de Impacte Ambiental Favorável ou Condicionalmente Favorável, emitida pelo Secretário de Estado do Ambiente, ou decorrido o prazo para a sua emissão.
A Declaração de Impacte Ambiental deverá ser emitida até 01/08/2006.

http://www.cm-moita.pt/cmm/noticias/artigo.php?n_id=820

Escola Primária
















Escola Primária, junto ao Tribunal da Moita.
Aí temos, mais umas salas para o serviço da educação, após a conclusão das obras.
Mas...parece que sim, que as obras já estão concluídas, mas... parece que não, que vai ser remodelada, que as obras não ficaram bem feitas...remodelação dos WC's, falta de janelas....

Mas, quem fez o projecto e quem o aprovou, sabia o que estava a fazer?

25 Abril - memórias a recordar


Aproveitando a foto de um painel de azulejos pintado com memórias de jornais que "ajudaram" também eles a divulgar os ideais do 25 Abril.

Artista: Luis Guerreiro, com atelier junta à bomba de gasolina de Alhos Vedros, aguardando uma visita.

quarta-feira, abril 26, 2006

Espectáculo comemorativo do 25 Abril no Vale da Amoreira


segunda-feira, abril 24, 2006

Moinho de Maré


Passado um ano após terem colocado a placa a anunciar a obra, esis que começaram a colocar os andaimes.

E nestas coisas, nada melhor do que iniciar a obra na semana antes do 25 de Abril. Nem uma antes, nem uma depois.

Não fosse algum mais descontente, olhar para poente, e comentar o que por lá se gasta...

Força. Agora é preciso é levá-la a eito, e rapidamente, que se faz tarde!

domingo, abril 23, 2006

Romaria a cavalo (Moita - Viana do Alentejo)

Com organização da Associação Equestre Moitense, pelo sexto ano consecutivo, de 26 a 29 de Abril, a Romaria a Cavalo vai ligar a vila da Moita a Viana do Alentejo, num percurso total de cerca de 150 quilómetros.À semelhança de edições anteriores, são esperados centenas de romeiros a cavalo, de charrete ou de carroça apostados em manter viva uma tradição antiga, quando os lavradores da Moita de deslocavam ao Santuário de Nossa Senhora D’Aires para pedir protecção para o gado e boas colheitas. Os romeiros partem da Moita dia 26 de Abril, com a imagem de Nossa Senhora da Boa Viagem, em direcção a Viana do Alentejo onde vão chegar dia 29, ao final da tarde. O percurso será efectuado pela antiga Canada Real, conhecida pela estrada dos espanhóis.Para receber as centenas de visitantes que de ano para ano acorrem a Viana do Alentejo para dar as boas vindas aos romeiros, a Autarquia de Viana do Alentejo está a preparar um programa de cariz cultural, nomeadamente um desfile de grupos pelas ruas da vila. Destaque ainda para as cerimónias religiosas e para o programa cultural recheado de muita música.Para além do cariz religioso, a Romaria a Cavalo é uma iniciativa que dá primazia ao convívio e boa disposição entre os romeiros oriundos de vários pontos do País e até do estrangeiro, que já fizeram desta iniciativa um ponto de encontro.

FESTA DA MÚSICA 2006 - A Europa Barroca


São 115 Concertos em 7 Salas, para além de apontamentos musicais ao longo dos dias que irão decorrer em espaços de circulção, várias Conferências no Centro de exposições e inúmeras actividades para os mais pequenos, os Afazeres Musicais, no Centro de Pedagogia e Animação (No Jardim das Oliveiras). Os pespectáculos têma duração de 45 min.


Pode-se ainda visitar uma exposição so bre FRIDA KAHLO (1907-1954) e o Museu do Design.


http://www.ccb.pt/ccb/cgi-bin/festamusica2006/index.html

Aniversário do Forum J M Figueiredo











Celebrou-se ontem o 1º aniversário do Fórum com um uspectáculo dos Xutos e Pontapés.
Muita gente que acolheu com alguma frieza os 2 discursos de circunstância, mas quentissíma para os seus artistas de culto.
No final do espectáculo muito sorrisos,
muitos risos de alguns músicos...
grande euforia de alguns (as) espectadores (as)...
huummmm...
sentia-se bem aPrimavera e...
dir-se-ia que...
o amor andaria ali pelo ar?

No prazo de um ano, os Xutos (ou alguns deles)
actuaram por 3 ou 4 vezes no concelho.
independentemente da certeza de casa sempre cheia,
seria interessante variar mais a oferta.
Neste fim de semana,
por exemplo,
celebra-se em Lisboa a Música Barroca.

sábado, abril 22, 2006

Exposição de Vitor Moinhos

Local:
Capela da Sta. Casa da Misericórdia
Org:
Junta de Freguesia de Alhos Vedros Alhos Vedros

De 22-4-2006 a 30-4-2006


O Dia da Terra foi criado em 1970 quando o Senador norte-americano Gaylord Nelson convocou o primeiro protesto nacionalcontra a poluição. É festejado em 22 de abril e a partir de 1990, outros países passaram a celebrar a data.

sexta-feira, abril 21, 2006

CMM - Relatório e Contas 2005 - I








Território nacional sujeito a intervenção humana cresceu 42 por cento em 15 anos

Relatório do Estado do Ambiente

O território nacional sujeito a intervenção humana aumentou 42 por cento entre 1985 e 2000, enquanto a vegetação natural perdeu nove por cento de área no mesmo período, revela o último Relatório do Estado do Ambiente em Portugal (REA).

http://ecosfera.publico.pt/destaque/ambiente.asp

O REA relativo ao ano de 2004, apresentado hoje em Lisboa (10/04/2006), inclui 29 indicadores divididos por sete áreas temáticas, que permitem acompanhar os avanços e retrocessos verificados nos últimos anos em Portugal no que respeita ao ambiente.
A área "Ocupação do território e degradação do solo" foi a que obteve piores resultados.
Dos seis indicadores analisados, apenas a "Agricultura biológica" mereceu uma apreciação positiva, graças ao aumento de quase dez vezes das áreas ocupadas por este modo de produção, que passaram de 2799 hectares em 1994 para 206.524 em 2004.
No campo do "uso do solo", 72 por cento do território continental continuava a ser ocupado, em 2000, por "Floresta" e "Agricultura".
Entre 1985 e 2000, só as classes "Floresta" e "Territórios Artificializados" registaram crescimento, sendo esta última a que mais se alterou, enquanto as restantes classes (Agricultura, Agricultura com áreas naturais e Vegetação natural) regrediram.
Manteve-se a "forte litoralização" que se reflecte na descaracterização e pressão do litoral, desertificação humana do interior e dos terrenos agrícolas.
Outro ponto negativo refere-se às áreas protegidas que continuam sem planos de ordenamento (quase metade).
No que respeita ao indicador "Erosão Costeira", a situação é idêntica à retratada no anterior REA, relativo ao ano de 2003.
Segundo a análise do Instituto da Água, os principais problemas de risco encontram-se no trecho entre a Foz do Douro e a Nazaré, "onde existe um intenso e generalizado processo erosivo numa costa arenosa baixa", que coincide muitas vezes com uma "elevada pressão urbana" e um "clima de agitação marítima severo".
Ofir (recuo de 2,1 metros), Espinho/Cortegaça (3,2), Costa Nova-Vagueira (8,0) e Furadouro (9,0) são alguns dos locais mais críticos, enquanto a Praia do Meco e a Ilha de Faro registaram uma taxa de recuo de um metro, valores idênticos ao REA 2003.
Os "incêndios florestais" também foram classificados com sinal vermelho, salientando-se que o número de incêndios e área ardida na Rede Nacional de Áreas Protegidas aumentou desde 1992, apesar da ligeira tendência de descida dos últimos anos.
Poluição atmosférica foi outra área temática com má classificação
Embora a classe predominante do Índice de Qualidade do Ar em 2004, tenha sido "Bom", o indicador relativo à ultrapassagem dos limites de informação ao público para o ozono troposférico piorou.
Em 2004, registaram-se 36 dias em que este limiar foi ultrapassado, mais seis do que no ano anterior.
Em matéria de alterações climáticas, salienta-se a nota negativa dada à "Emissão de gases com efeito de estufa", com destaque para o aumento de 47 por cento para o dióxido de carbono.
O REA 2004 mostra também um mau desempenho a nível do saneamento básico, apesar de ter sido estabelecida uma meta de 90 por cento da população servida com sistemas de tratamento de esgotos no período 2000-2006.
Em 2003, cerca de 74 por cento da população era servida por sistemas de drenagem de águas residuais (mais um por cento do que ano anterior) e 60 por cento estava abrangida por Estações de Tratamento de Águas Residuais (ETAR), o que significa uma melhoria de três por cento face a 2002.
Destaca-se pela positiva, alguma melhoria sentida no sector dos resíduos, embora ainda distante das metas definidas no Plano Estratégico dos Resíduos Sólidos Urbanos (PERSU) para 2005 que apontavam valores de 25 por cento para a compostagem, 23 por cento de eliminação em aterro, 22 por cento de valorização energética através de incineração e 25 por cento de reciclagem.
Em 2004, cerca de 66 por cento dos resíduos foram depositados em aterro, 20 por cento incinerados, sete por cento tiveram como destino a compostagem e sete por cento a recolha selectiva. O diagnóstico relativo à situação do ruído também mereceu uma apreciação favorável, já que 188 municípios (59 por cento da área de Portugal continental) apresentaram candidaturas para apoio financeiro destinado à elaboração de mapas de ruído.

"...em que Abril floriu as armas."


«Era um Abril de clava Abril de cravo
Abril de mão na mão e sem fantasmas
esse Abril em que Abril floriu nas armas."
Manuel Alegre

segunda-feira, abril 17, 2006

GOP 2005 - Previsão de Despesa


sábado, abril 15, 2006

cirque du soleil




Gosto de circo. Pronto!
E deste, então, nem se fala.
Já tinha visto os DVD na FNAC em Almada. Desta vez, ao deambular na BLISS no Montijo...não resisiti. Ainda ficaram na prateleira outros 6, mas...
Em comparação com a FNAC de Almada, achei esta loja muito "clean". Muito arrumadinha, muito expositor, muito branco. É certo que o hábito faz o monge, mas não fiquei convencido.

quinta-feira, abril 13, 2006

Municípios de Barreiro e Moita, impedidos de recorrer ao crédito

Lemos e não gostámos

http://www.diariodobarreiro.pt/Primeira%20Pagina/xartigo4.asp?idd=9697

Seis municípios do distrito de Setúbal impedidos de recorrer ao crédito
Barreiro e Moita fazem parte da lista

Em Portugal há 57 municípios portugueses impedidos de acederem ao rateio para novos empréstimos, os quais estão previstos no nº3 do artigo 22 do Orçamento de Estado de 2006, uma vez que atingiram o limite máximo previsto na lei. Dos 13 concelhos do distrito de Setúbal há seis que se encontram nesta situação, nomeadamente o Barreiro, Moita, Palmela, Seixal, Sesimbra e Setúbal. Assim sendo, 46 por cento dos municípios do distrito de Setúbal estão impedidos de contrair empréstimos, o que poderá comprometer o desenvolvimento do distrito.

O jornal Correio da Manhã, na edição do dia 3 de Abril, divulgou uma lista de 57 municípios que se encontravam no limite e que viram assim o crédito travado, isto de acordo com um documento oficial da Direcção-geral da Administração Local. Saliente-se que desta lista faz parte a Câmara Municipal do Barreiro (CMB), que se encontra em 20º lugar e que aumentou o endividamento em 61 por cento, e a Câmara Municipal da Moita (CMM), que se encontra em 42º lugar, tendo aumentado em 10 por cento o endividamento.

O município da Moita ficou impedido de contrair empréstimos bancários já em 2006, à semelhança das Câmaras de Amarante, Amares, Anadia, Armamar, Aveiro, Carrazeda de Ansiães, Chamusca, Mira, Miranda do Corvo, Oliveira de Azeméis, Ribeira Grande, São Pedro do Sul, Velas e Vouzela.

Contudo, até ao fecho de edição não foi possível entrar em contacto com o presidente da Câmara Municipal da Moita, João Lobo.

Barreiro - Empréstimo de 10 milhões de euros esgotou capacidade de endividamento

No que diz respeito ao Barreiro, o facto de a capacidade de endividamento ter sido esgotada já não é novidade, uma vez que o assunto já foi abordado, várias vezes, em reuniões de Câmara e da Assembleia Municipal. Aquando da aprovação das Grandes Opções do Plano e Orçamento de 2006, no dia 14 de Março, Carlos Humberto, presidente da CMB, relembrou, uma vez mais, que em Dezembro de 2002 foi contraído um empréstimo de 10 milhões de euros, pela gestão socialista, esgotando assim a capacidade de endividamento do município.

Esta situação condicionou, em parte, a realização do Orçamento de 2006. “Este não era o orçamento que queria fazer”, sublinhou Carlos Humberto na altura. Recorde-se que a CMB, além de não poder recorrer ao crédito bancário, tem uma série de condicionantes que pré-determinam as opções, colocando em causa o investimento futuro. Segundo o edil, um dos condicionalismos tidos em conta foram os nove milhões de euros de compromissos assumidos em 2005 e transitados para 2006.

O presidente da CMB relembrou ainda que a autarquia “tem 16 milhões e 700 mil euros dispendidos em recursos humanos, incluindo a recuperação da divida à ADSE, que vai ser de 250 mil euros em 2006, assim como a retoma do pagamento dos actos médicos à mesma entidade, o que significa o pagamento de mais 550 mil euros.

Do orçamento de 2006, 1 milhão e 133 mil euros destina-se à recuperação de dívidas à ADSE, EDP, SimarSul e Amarsul. Para além destes valores, “há ainda um conjunto de contratos fixos que mantêm o funcionamento dos serviços, tais como comunicações, combustíveis, material de escritório, electricidade, vigilância e segurança, limpeza, trabalhos especializados, entre outros, os quais totalizam oito milhões e 700 mil euros”. “É um orçamento pré-determinado por 37 milhões de euros correspondentes a opções e compromissos anteriores”, lamentou Carlos Humberto, aquando da aprovação do Orçamento para 2006. Recorde-se que, actualmente, está a decorrer um processo de auditoria às contas da CMB.

Associação Nacional de Municípios considera situação normal

Em declarações ao jornal Correio da Manhã, Fernando Ruas, presidente da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP), explicou que esta situação “é normal, num ano de 2005 que foi excepcional, dadas as calamidades”, considerando que “podia acontecer a todos”.

Fernando Ruas relembrou ainda os estrangulamentos feitos nos orçamentos municipais, os quais “ocasionam que o endividamento seja um método de financiamento como outro qualquer”. Contudo, o presidente da ANMP sublinhou que há cinco municípios que passaram a ter capacidade de endividamento este ano, depois de estarem impedidos em 2005, uma vez que conseguiram efectuar amortizações. Mas, em contrapartida, houve mais 16 municípios impedidos de ter crédito.

“A lei em vigor já devia ter sido alterada”

“A lei em vigor desde o tempo da então ministra Ferreira Leite já devia ter sido alterada, porque é uma lei extraordinária que não se justifica actualmente”, sublinhou Fernando Ruas, em entrevista ao Correio da Manhã.

Relembre-se que Manuela Ferreira Leite, ministra das Finanças em 2002, colocou o limite de endividamento às autarquias para assim combater o défice público. Trata-se de uma restrição que causou alguns protestos por parte dos autarcas, uma vez que já existiam compromissos assumidos para a construção de habitação social.

Recorde-se que os poderes atribuídos às autarquias são a cultura, educação, património, equipamento, transportes, comunicações, acção social, saúde, ambiente, ordenamento, urbanismo e protecção.

quarta-feira, abril 12, 2006

Comemorações do 25 Abril em Alhos Vedros




















Não seguindo a onda do despesismo, reinante noutras paragens, a Junta de Freguesia de Alhos Vedros editou um folheto (bem bonito) com os eventos relativos às comemorações do Aniversário do 25 Abril.
A destacar, os eventos promovidos pelas Colectividades.
Parabéns!

Moita - concelho sempre em festa!


Adivinham-se tempos difíceis, para quem quer cumprir com rigor e verdade, os orçamentos.
Contudo, continua-se a viver, como se nada fosse. Fazemos todos de cigarras, passando a Primavera e o Verão a cantar nos trigais. O pior é o frio que vem sempre no Inverno.

Meus senhores,
talvez um pouco de contenção fosse aconselhável.

terça-feira, abril 11, 2006

Eles são pelo menos 6 (meia dúzia)!

Segundo o AlhosVedrosaoPoder andou a pesquisar, são 6 (seis) (meia dúzia) os Projectos de Parques Temáticos a nascer nas redondezas!
A saber:
Phenomena Park, no Entroncamento,
Fantasia Park, em Cascais,
Energias Renováveis, promovido pela Valorsul, em Vila Franca de Xira,
Parque Aventura, na Amadora,
A Origem do Homem, em Alcochete e
LUSITÂNIA PARQUE, na Moita.
Como é possivel que estejam na forja outros Parques, a API, a Associação Portuguesa de Investimentos, prepara já um roteiro dos Parques a Inaugurar.
Depois da febre dos Centros Comerciais e da febre dos Fóruns, passa-se agora À febre dos Parques Temáticos.
Bom, pelo menos os passeios de domingo passam a ser mais saudáveis, sempre se passeia ao ar livre!

GOP 2005 - Introdução ao Orçamento (Receita)



Grandes Opções do Plano e Orçamento 2005 - Enquadramento

Apesar do documento já ter vários meses, convém perceber aquilo que foi orçamentado, para se tirar conclusões do que se conseguiu executar.
Por outras palavras: o prometido e o efectuado!





segunda-feira, abril 10, 2006

Biblioteca Viva


(Foto: Jornal da Moita)

As comemorações do 25 de Abril, no concelho da Moita, não esquecem os mais novos. Assim, entre 8 e 29 de Abril, a iniciativa ''Quem Conta um Conto…'' terá uma edição especial dedicada à Revolução dos Cravos, intitulada ''Quem Conta um Conto…Abril é História e é Futuro''.
Jorge Fatia, Américo Leal, Manuel Madeira, José Manuel Fernandes e Alberto Morgado serão convidados a proporcionar às crianças do concelho momentos muito agradáveis e ricos em conhecimento, onde podem ouvir algumas histórias da revolução contadas na primeira pessoa, por quem as viveu.
A Biblioteca Municipal Bento de Jesus Caraça, na Moita, recebe no dia 8 de Abril, pelas 15:00h, o ''Quem Conta um Conto…Abril é História e é Futuro'', protagonizado por Jorge Fatia. No dia 23 de Abril, pelas 10:00h, é a vez de Américo Leal partilhar as suas histórias.
A 29 de Abril, pelas 15:00h, a iniciativa decorrerá em simultâneo na Biblioteca Municipal – Pólo do Vale da Amoreira, na Biblioteca Municipal – Pólo da Baixa da Banheira (Fórum Cultural José Manuel Figueiredo) e na Biblioteca Municipal – Pólo de Alhos Vedros. Manuel Madeira, José Manuel Fernandes e Alberto Morgado serão, respectivamente, os convidados.
Recorde-se que o ''Quem Conta um Conto…'' é uma acção dirigida a crianças dos 4 aos 12 anos e insere-se no mais recente programa da Divisão de Bibliotecas dinamizado pelo Serviço Educativo e de Animação das Bibliotecas Municipais, o ''Viva Biblioteca Viva''.
Câmara Municipal da Moita - Noticia de 2006-04-06

http://www.cm-moita.pt/cmm/noticias/artigo.php?n_id=807

domingo, abril 09, 2006

Relatório e contas 2005 da CMM



Começaremos a partir de amanhã, e aproveitando o tempo disponível das férias a publicar o Relatório e Contas da CMM do ano de 2005.
À mistura, também iremos publicando outros documentos, O Orçamento de 2005, posições públicas sobre os documentos, etc, etc, conforme forem chegando ao nosso conhecimento.

Para os jovens de hoje...


Ser jovem hoje e ser jovem à 32 anos...

sábado, abril 08, 2006

Domingo, em Alhos Vedros

Desenvolvimento, Democracia Liberdade

20º Aniversário da CACAV

Sempre, sempre em campanha
















Poder-se-ia dizer o mesmo que no anúncio:
"O algodão não engana!"
Aqui são as fotos.
A posição é a mesma, o gesto semelhante.
10 meses depois, continua-se em campanha: os tempos que se avizinham vão ser complicados.
Algumas fidelidades estão a tremer...
Com um encargo anual de +-500.000 euros a pagar à Amarsul lança-se novo imposto camarário, brevemente a cair nas facturas da água...
Como será quando a Etar Barreiro-Moita estiver a funcionar e a CMM a pagar 2.500.000 euros ano, para o seu funcionamento?

sexta-feira, abril 07, 2006

Todos cravos